segunda-feira, 15 de julho de 2019

WING CHUN IP MAN - KUNG FU TRADICIONAL

Curta nossa página no Facebook

A Arte Marcial, Sisterma Wing Chun é muitas vezes referida como ving tsun, wing tsun, wing chung, wing chun gung fu, wing chun kuen, entre outros nomes. Isto é porque a escrita chinesa não possui uma tradução exatamente na grafia ocidental e nem mesmo na fonética, este fato faz com que as traduções se aproximem da pronuncia chinesa. No entanto o nome não é importante. O que importa é que o praticante aprenda uma forma eficaz de defesa pessoal e combate. Sendo uma Arte Marcial Tradicional chinesa é muitas vezes referida como Kung Fu. Kung Fu significa aproximadamente “tempo e esforço e originalmente se referia a qualquer habilidade meticulosamente desenvolvida”. No ocidente o termo Kung Fu tornou-se sinônimo de Artes Marciais Chinesas. Os caracteres chineses que representam o WING CHUN são:  春詠, que podem ser traduzidos aproximadamente como “linda primavera”.
Wing Chun é uma forma muito original e científica das artes marciais que foi aperfeiçoada por sábios, doutores, intelectuais e mestres, e posteriormente refinada em Hong Kong por Ip Man. A especialidade do Wing Chun é o combate a curta distância, usando socos e chutes rápidos, com defesas inteligentes, coordenados através de posturas ágeis e pés para um avanço rápido. A eficácia do Wing Chun é atingida por ataques bem coordenados com a defesa simultânea e vice-versa. Devido seu aprendizado rápido faz do Wing Chun uma forma eficaz de autodefesa. O aluno deve aprender a empregar a quantidade correta de energia, enquanto permanecer relaxada, quando possível. Um bom Sifu (Mestre) Wing Chun vai ensinar o aluno a superar a força com o posicionamento e girando ao invés de opor-se a frente do oponente. O estilo usa chutes, varridas, batidas de palma, socos, armadilhas e técnicas de controle como parte de seu arsenal de combate.
Há muitas partes diferentes do sistema Wing Chun. Aprender este estilo de kung fu exige o conhecimento de Chi Sao, as formas de mãos, as armas e as formas nos instrumentos e o combate (sparing).
Exclusivo para Wing Chun é "CHI SAU" (ou Chi Sao), uma forma de treinamento para ajudar a desenvolver e pôr em prática suas técnicas e teorias que você aprende durante a sua formação. Chi Sao ensina e ajuda o aluno a desenvolver um reflexo de resposta, juntamente com boa posição, como superar a sua força os adversários, o uso correto da energia e aproveitando a menor distância possível entre você e seu oponente. Chi Sao ajudará também com a sensibilidade, ou "reagir ao sentimento ao invés de agir através dos olhos". Ainda o chi Sao ajuda os alunos a aprender a reagir aos movimentos imprevisíveis como não há conjunto de pré-define movimentos.
Os princípios, teorias e técnicas de Wing Chun são fundamentadas sobre as três formas de mãos e técnicas do boneco de madeira. O treinamento começa com Sil Nim Tao (pequena idéia), Chum Kiu (atravessar a ponte), Biu Gee (dedos que voam). Em seguida, os alunos, dedicados, irão aprender Muk Yan Jong; (boneco de madeira), Luk Dim Boon Gaun (bastão de seis pontos e meio) e, finalmente, Bart Cham Dao (facas duplas de oito cortes).
Era sonho de Ip Man para fazer do Wing Chun, um sistema de combate bem respeitado em todo o mundo. E respeitando o sonho de Ip Man, abri as portas para que todos conheçam o verdadeiro Wing Chun Tradicional da Família Ip Man, seja por aulas, cursos, palestras, seminários e outros meios como livros (impressos e e-Books) e Aplicativos para Smartphone.
Curso de 1º Nível Completo (e-Book)
e Vídeo Aulas


CURSO COMPLETO WING CHUN IP MAN 1º NÍVEL EM 13 MÓDULOS

Em 2011 lancei o livro “WING CHUN – O Segredo do Kung Fu de Ip Man” que obteve um grande alcance nacional e também gerou grande procu...